O Athletico-PR venceu o time do Flamengo na Arena da Baixada, a vitória de virada por 2 a 1 foi marcada por polêmicas envolvendo a torcida da casa. Nesta segunda-feira (08), um dia após o jogo, imagens de um torcedor do clube paranaense fazendo gestos racistas para hostilizar a torcida rival rivalizou nas redes.
Nas imagens, o torcedor do Athletico-PR gesticula aparentemente imitando um macaco para provocar a torcida flamenguista. O vídeo gravado por um torcedor do time carioca, foi publicada pelo jornalista Guilherme Silva em sua conta no twitter.
Confira as imagens:
Em resposta a denúncia o Club Athletico Paranaense emitiu uma nota na qual se comprometeu em investigar o caso. Ainda de acordo com o clube, todas as imagens deverão ser entregues as autoridades para que tomem as medidas cabíveis.
Confira nota:
“O Club Athletico Paranaense informa que está finalizando a investigação interna e enviará às autoridades competentes todas as imagens e informações sobre o torcedor acusado e suspeito da prática de racismo na partida diante do Flamengo, no último domingo (7).
Além disso, o clube seguirá com os procedimentos internos, através do Compliance. Dessa forma, o suspeito, caso condenado, também pode sofrer punições administrativas, por meio da Câmara de Ética e Disciplina, que vão desde a suspensão à proibição permanente do acesso aos jogos.
O Athletico Paranaense reforça o compromisso de combater todo e qualquer tipo de atitude discriminatória dentro de seu estádio.
Importante reiterar que além de repetidas manifestações sobre o tema, o clube lançou, no último sábado (6), o portal de matchday. Através do matchday.athletico.com.br, que pode ser acessado por meio de QR Code instalado nas cadeiras do estádio, é possível a qualquer torcedor denunciar crimes e condutas inadequadas durante as partidas.”
Reincidente em casos de racismo
Esta não é a primeira vez em que torcedores do clube foram denunciados por atitudes racistas. Em julho de 2022, em jogo contra o São Paulo, uma torcedora fez gestos semelhantes para a torcida do clube paulista. Já em 2021, torcedores do clube também protagonizaram cenas racistas. A ação ocorreu na disputa da final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG, na ocasião as imagens foram flagradas pela jornalista Bianca Molina da Rede Bandeirantes.
CBF contra o racismo
Vale lembrar que em fevereiro deste ano a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), alterou o regulamento geral de suas competições. A medida já está em vigor e poderá punir clubes por atos racistas: multa, perda de mando e estádio fechado e por último perda de pontos são as punições previstas.
Torcedores do Athletico-PR VS Gabigol
O jogo também foi marcado pelas provocações entre torcedores do Athletico-PR e o atacante do Flamengo, Gabriel Barbosa, o Gabigol. Em entrevista após o empate contra o Racing, pela Copa Libertadores de América, na Argentina, ainda na última quinta-feira (04), o atleta criticou o campo sintético da Arena da Baixada.
A torcida do Athletico-PR não perdoou, torcedores levaram cartazes com dizerem contra o atacante do Flamengo. Ainda em tom de provocação, durante o segundo gol do Furacão, que decretaria a virada e vitória do time da casa, a torcida não perdeu a chance de provocar o rival.
Em tom irônico, os torcedores do Athletico-PR entoaram aquele que promete ser o novo “cheirinho” do Flamengo, o polêmico canto em provocação ao “Real Madrid”. A provocação faz menção ao canto dos jogadores do Flamengo e do dirigente Marcos Braz, no vestiário, após a vitória na Libertadores da América de 2022, que garantiu o acesso do clube a edição do Mundial de Clubes. Para azar do time, não apenas o Flamengo não chegou a final do mundial, como perdeu já no primeiro jogo. O Real Madrid, no entanto, sagrou-se campeão do torneio.